Limpar nome

Fazer consórcio com nome sujo

Fazer consórcio com nome sujo – Estar negativado, ou como popularmente é chamado “nome sujo”, causa diversos transtornos para quem está nessa situação de inadimplência. São inúmeras as consequências e o cidadão fica impedido de realizar diversas transações comerciais.

As principais consequências são: restrição de crédito, cancelamento do cheque especial, problemas para arrumar emprego, ações judiciais (outro recurso utilizado pelas empresas para pressionar o inadimplente), pagamentos de juros e a depender da empresa pode haver suspensão dos serviços.

Dentro desse contexto, surge a dúvida “posso fazer consórcio com nome sujo?”, a resposta é SIM! Saiba agora como fazer consórcio com nome sujo.

Leia também:

Como fazer consórcio com nome sujo

Financiamento x Consórcio

Antes de saber como fazer consórcio com nome sujo, é importante saber a diferença entre financiamento e consórcio.

  • Financiamento: o financiamento é uma espécie de compra parcelada. O valor, no caso, é dividido dentro de um prazo estabelecido por um contrato onde há a cobrança de taxas e juros,  exemplo: financiamento de veículos e imóveis. Nesse caso quem financia é o banco;
  • Consórcio: é uma espécie de poupança, aquisição de bens e investimentos baseado na união de pessoas físicas e/ou jurídicas. Diferente do financiamento, é administrado por uma empresa e não tem juros, apenas a taxa de administração. Com a carta de crédito liberada, o consorciado pode realizar a compra e continuar pagando as parcelas até a quitação.

Posso fazer consórcio com nome sujo?

A reposta é sim! Muitas pessoas, por pensar que um consórcio funciona da mesma forma que financiamentos e empréstimos bancários, acabam deixando de participar de grupos de consórcio. Porém, mesmo com o nome sujo é possível participar e realizar o sonho do carro novo ou casa própria.

Observação: Apenas quando houver a contemplação o consorciado deve estar sem restrições no seu nome.

Como fazer consórcio com nome sujo?

Nenhum consórcio pode impedir nenhuma pessoa de realizar adesão ao serviço ou até mesmo de participar das assembleias de contemplação.

Para se manter ativo basta realizar os pagamentos em dia e para participar da assembleia.

A restrição no nome não impede a contemplação, porém é importante salientar que estar negativado impede se inicie o processo de compra, por ter a carta de crédito retida.

Se for o caso, você deverá deverá quitar o seu débito e solicitar uma segunda análise de crédito. Você terá um prazo estabelecido pela empresa para isso.

O cancelamento do consórcio torna-se uma desvantagem ao consumidor, pois o valor investido não é devolvido de imediato e a restituição não é integral.

Ficou com dúvidas sobre como fazer consórcio com nome sujo? Deixe nos comentários.

Sobre o autor

Med Madson

Deixe um comentário