Limpar nome

Consultar o nome sujo grátis

Consultar o nome sujo grátis – Infelizmente alguns consumidores ficam com o nome sujo “na praça” por não realizar pagamento de alguma conta. Por essa razão, a empresa que não recebeu o pagamento devido tem a opção de colocar o nome do consumidor nos órgãos de proteção de crédito, como o SPC e Serasa. É também a empresa que retira o nome do cliente dessa lista de inadimplentes.

É muito comum que as empresas antes de incluir o nome do cliente na Serasa tentem negociar com o ele. Nessa negociação elas dão um prazo para que a conta seja paga. Só após esse prazo o nome do consumidor é enviado para o cadastro de inadimplentes.

Se você estiver com o nome sujo, continue lendo o post!

Consultar o nome sujo grátis

Caso esteja você consumidor com o nome sujo, você tem duas opções: pagar a dívida à empresa que colocou seu nome nos órgãos de proteção ao crédito ou esperar a dívida prescrever. Se optar pela segunda, o seu nome ficará sujo por 5 anos, que é o prazo para a dívida prescrever (período pelo qual o credor perde o direito de cobrar esta dívida) além disso arcará com algumas consequências que explicaremos nesse artigo, pois esse período ficará marcado em seu histórico.

Leia também:

Para saber se seu nome está na lista de inadimplentes continue com a gente.

Por que devo consultar o SPC?

É importante consultar o SPC a fim de facilitar a sua vida e reduzir possíveis chances de fraudes em seu nome. O consumidor também terá os seguintes benefícios:

–  Você será o primeiro a saber sobre a existência de débitos em seu CPF;
–  A negociação e o pagamento poderão ser feitos pela internet;
–  Caso não reconheça a pendência, poderá se antecipar e evitar problemas em seu nome.

Você pode consultar gratuitamente, isto é, sem nenhum custo se o seu nome está “sujo”. Entretanto a forma de verificação é específica para cada empresa.

Consultar o nome sujo grátis – Boa Vista SCPC

A Boa Vista SCPC é a única das três bases que permite a consulta de nome sujo pela internet de graça. Embora seja gratuito, tem limitações.

Para verificação da situação do CPF na base do SCPC pela internet, é preciso acessar o site Consumidor Positivo e clicar em “Consulta CPF grátis”, no menu superior da página. Quem não é cadastrado deve fazer a inscrição e depois digitar o e-mail e a senha. Em seguida, o site informa se consta algum registo no SCPC.

Consultar o nome sujo grátis – Serasa

A Serasa permite consultar gratuitamente a situação do CPF presencialmente nas agências da empresa espalhadas por todo o país, veja a lista.

Mas fique atento consumidor pela internet, a consulta ao cadastro da Serasa é paga e pode ser feita pelo programa Me Proteja. Os custos variam entre 19,90 reais ao mês no plano mensal a 10 reais por mês no plano anual.

A Serasa também permite fazer uma consulta gratuita pela internet, mas mais restrita, por meio do Limpa Nome Online. Após fazer um cadastro, o programa mostra se o consumidor tem dívidas pendentes com as empresas que participam do programa. Essa consulta, porém, só mostra pendências existentes com as 90 empresas que fazem parte do Limpa Nome Online, ela não permite a consulta à base completa da Serasa.

Consultar o nome sujo grátis – SPC Brasil

O SPC Brasil também não disponibiliza a consulta a nome sujo pela internet de forma gratuita, apenas presencialmente.

Para fazer a consulta pessoalmente, basta comparecer a um dos balcões de atendimento do SPC Brasil, levando o CPF original e documento com foto, clique aqui para verificar os endereços.

O consumidor recebe um extrato, após essa consulta, contendo dados da empresa credora e o valor da dívida. Posteriormente, ele pode entrar em contato direto com a empresa e dar início a uma renegociação ou quitar o débito pendente.

Esperamos que esse post tenha ajudado no esclarecimento de suas dúvidas!

Ficou com dúvidas sobre como consultar o nome sujo grátis? Deixe nos comentários.

Sobre o autor

Med Madson

Deixe um comentário