Limpar nome

Consultar CPF pelo nome

Consultar CPF pelo nome – O Cadastro de Pessoa Física (CPF) é um documento importante de registro dos brasileiros mantido pela Receita Federal. Ele é utilizado em várias situações, uma das principais situações de uso é para declaração de Imposto de Renda, sem ele também o cidadão fica impossibilitado de fazer coisas como: participar de um concurso publico, se matricular em uma universidade, fazer compras ou solicitar um cartão de crédito.

O documento é constituído por 11 dígitos, que a não ser por decisão judicial, são imutáveis por toda a vida.

Se você deseja saber como consultar CPF pelo nome, continue a leitura.

Leia também:

É possível consultar CPF pelo nome?

Sim! É possível. Porém, por questões de segurança, existem apensas duas maneiras de realizar essa consulta. A primeira é restrita à empresas que possuem convênio com birôs de crédito, isso para que a empresa em questão realize a análise de crédito do titular, porém não podem repassar para consumidores.

A segunda é referente ao consumidor, este pode realizar a consulta apenas se for o representante legal, judicial ou procurador dessa pessoa.

Consultar CPF pelo nome

Como consultar CPF pelo nome?

Consultar CPF pelo nome – Para consultar sendo um consumidor é necessário ser o representante legal, judicial ou procurador dessa pessoa. Não é possível realizar essa consulta pela internet nessa, circunstância, é necessário ir a uma agência da Receita Federal.

Para empresas cadastradas cadastradas na Receita Federal e que possui um CNPJ, as consultas são disponibilizadas pela internet, isso porque essas consultas são fornecidas apenas para as finalidades de cobrança e análise de crédito.

O site Brasil Consultas disponibiliza esse serviço de forma pré paga e pós paga.

  • Pré paga: A empresa em questão seleciona o valor que deseja comprar de saldo e a forma de pagamento.
  • Pós paga: A empresa em questão realiza as consultas que precisar e e elas serão faturadas somente no outro mês.

Entenda como realizar a consulta:

  • Consultar CPF pelo nome: É muito simples! para realizar essa consulta basta informar o nome completo da pessoa que se deseja obter o CPF. Para auxiliar na diferenciação no caso de homônimos (pessoas com o mesmo nome) o sistema disponibiliza outras informações como como o estado de nascimento ou o nome da mãe, por exemplo.
  • Localizar pessoa física: Essa pesquisa é bem mais completa, contendo toda  informação que houver nas bases vinculadas ao CPF, como: dados cadastrais (data de nascimento, filiação, endereço e etc.), situação cadastral na Receita Federal (CPF regular, cancelado, pendente de regularização ou outros), e-mail, endereços, telefones fixos e celulares, participação em empresas, sócios e veículos de propriedade.
  • Localizar pessoa jurídica: É referente à consultas de empresas(CNPJ). E assim como a opção “Localizar pessoa física” essa pesquisa traz um levantamento completo de informações da empresa em questão.

Ficou com dúvidas sobre como consultar CPF pelo nome? Deixe nos comentários.

Sobre o autor

Med Madson

Deixe um comentário