Limpar nome

Consulta RG online

Consulta RG online – O RG ou Registro geral também conhecido como Carteira de identidade é o principal documento de identificação no Brasil. Esse documento é usado para diversas finalidades e é requisitado em quase todo tipo de procedimento onde há a necessidade de se apresentar um documento de identificação.

No RG encontra-se o nome, data de nascimento, data da emissão, filiação, foto, assinatura e impressão digital do polegar direito do titular. Além disso, também possui o brasão da UF e nome da Unidade da Federação.

Sabendo da importância desse documento a Receita Federal disponibiliza a consulta RG online. Se você deseja saber como realizar consulta RG online e muito mais sobre esse documento essencial para o cidadão, continue a leitura.

Leia também:

Consulta RG online

Posso fazer a consulta se o RG estiver bloqueado?

Normalmente, para que um RG esteja em situação de bloqueio é necessário que haja um Boletim de Ocorrência informando a sua perda ou roubo. Quando o B.O é expedido, o documento deixa de ser válido e, portanto, não será possível a sua consulta via online.

No caso de bloqueio, a maioria dos órgãos públicos, quando realizarem uma busca, verá uma anotação no seu sistema geral que informará que há restrição.

Para emitir uma nova via desse documento, em caso de bloqueios, o cidadão deve procurar o Governo e os órgãos responsáveis para saber onde solicitar a segunda via, já que este varia de acordo com a unidade federativa.

Observação: a numeração do documento continuará a mesma na nova emissão.

Como fazer consulta RG online?

É principalmente através do site do Instituto Dataprev que se realiza a consulta RG online. O site possui uma plataforma que apresenta toda a infraestrutura necessária para você realize a consulta deste documento. Para isso, acesse o site aqui: https://www8.dataprev.gov.br/cassso/login, e tenha em mãos o CPF.

Basicamente o site vai informar se o seu RG ainda está válido ou não, sabendo assim, se há a necessidade de emitir uma segunda via. Não é necessário fazer a impressão de absolutamente nada.

Também é possível realizar a consulta pelo portal do CNIS. Para isso acesse o site: http://cnis.inss.gov.br/cnisinternet, clicar em “inscrição” e depois em “filiado”. Por motivos de segurança é necessário apresentar algumas informações, que são:  CPF, Nome da Mãe, Data de nascimento e outro documento válido, podendo ser:

  • Número da carteira de habilitação;
  • Número do passaporte;
  • Número da certidão de nascimento;
  • Número da certidão de casamento;
  • Número do PIS;
  • Número do título eleitoral;
  • Número da carteira de marítimo.

Ficou com dúvidas sobre como realizar Consulta RG online? Deixe nos comentário.

Sobre o autor

Med Madson

Deixe um comentário