Limpar nome

Cartão de crédito perdido – o que fazer

Cartão de crédito perdido – o que fazer? Todo dia muitos consumidores se deparam com essa situação, ter um cartão de crédito perdido pode ser um grande problema, principalmente se o limite do crédito do cartão não for baixo. O número de pessoas que relatam o extravio, perda ou o roubo de cartão de crédito é consideravelmente alto.

Agir depressa é a regra essencial nesses casos. Se você deseja saber o que fazer se perder o cartão de crédito por algum motivo, continue a leitura. Esse artigo tem a finalidade de esclarecer todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Leia também:

Regra básica – Cartão de crédito perdido – o que fazer?

A primeira coisa a se fazer nessa situação é comunicar o fato à administradora do cartão e pedir o bloqueio ou o cancelamento. Após isso, é necessário ir a uma Delegacia de Polícia e fazer um Boletim de Ocorrência. Em casos de furto o Boletim de Ocorrência pode ser feito online.

Cartão de crédito perdido – o que fazer?

Assim que se comunica ao ao banco ou administradora a perda ou roubo do cartão de crédito, o titular não é mais responsável responsabilizado por quaisquer transações não autorizadas. Por isso é de extrema importância comunicar o mais rápido possível, pois até isso o titular terá que arcar com todas as transações realizadas.

Após realizar o procedimento de comunicar a administradora e fazer o Boletim de Ocorrência, é interessante enviar um fax, e-mail ou uma carta com o protocolo de atendimento da sua chamada para a empresa do cartão de crédito em questão. E começar a monitorar os extratos do seu cartão perdido ou roubado e com isso relatar qualquer transação não autorizada.

Cartão de crédito perdido - o que fazer?

Em caso de clonagem:

É obrigação da administradora fazer a investigação e dar explicações ao cliente sobre o que está acontecendo. Visto que, a descoberta de uma clonagem não é algo imediato, pois se trata de um problema técnico. Sendo assim, a empresa do cartão deve se responsabilizar por todos os danos causados ao consumidor. O procedimento nesse caso é o mesmo casos de perda, furto ou roubo.

Obervação: nunca se esqueça de solicitar o número de protocolo de atendimento.

Dicas para o consumidor:

Existem medidas de precaução que podem ser tomadas para prevenir esses transtornos:

  • Antes de sair, anotar e levar os números do SAC dos seus cartões de crédito pode ser muito útil em caso de perda ou roubo;
  • Leve apenas os cartões necessários para o dia específico;
  • Nunca anote a senha dos cartões em pedaços de papéis e principalmente não anotar e levar na bolsa, ou carteira.
  • Se tiver o cartão dentro de uma carteira ou mala, tenha sempre a mala fechada e perto de si e certifique-se de que o cartão cabe perfeitamente nos espaços da sua carteira destinados a cartões: se o espaço for demasiado largo ou apertado, o cartão pode acabar por sair do sítio;

Ficou com dúvidas sobre cartão de crédito perdido – o que fazer? Deixe nos comentários.

Sobre o autor

Med Madson

1 Comentário

Deixe um comentário